top of page

Pesquisa sobre audiolivros 2022

Atualizado: 17 de jul. de 2024

Quantas pessoas já ouviram audiolivros? Por que as pessoas não gostam de audiobooks? Qual o motivo de gostarem de audiolivros? Será que as pessoas estão abertas a essa nova forma de consumir livros?

audiolivros pesquisa de mercado

Apesar do audiolivro ter surgido na década de 1970 com histórias narradas em discos de vinil e a tecnologia ter evoluído para que o acesso a esse tipo conteúdo seja mais fácil, essa forma de consumir livros não parece ter se popularizado tanto e há poucos dados consistentes sobre o mercado para se ter uma boa previsão do futuro dos audiobooks.


Foi feita uma pesquisa pela Multicast no ano de 2022 durante a Bienal do Livro de São Paulo para se entender melhor o mercado do audiolivro a partir da visão direta do público.


Quem é o público?


Apesar de não ter sido alcançado um número de entrevistados muito alto, é possível já se ter dados para conclusões assertivas. Foram entrevistadas 184 pessoas leitoras, onde a maioria é estudante com idade entre 12 e 29 anos.

idade do publico bienal do livro de sao paulo 2022


Segue abaixo o gráfico onde mostra o gênero de livro consumido pelos entrevistados, onde confirma que o perfil da maioria dos visitantes da bienal é de leitores de romances, contos, aventuras e fantasias:

livros mais consumidos na bienal do livro de sao paulo 2022


Resultados da pesquisa


Observou-se um equilíbrio na quantidade de pessoas que já ouviu um audiolivro/audiobook alguma vez na vida, um número pequeno considerando o grande desenvolvimento tecnológico atual:

quantidade de pessoas que já ouviu audiolivro

Apesar disso, dá para notar que a maioria está aberta à essa nova forma de consumir livros, pois menos de 20% respondeu negativamente:


É interessante destacar o principal motivo pelo qual as pessoas acham interessante o audiolivro: a praticidade. Um grande diferencial atualmente onde o tempo é algo que falta na rotina de quase todos.



Em contrapartida, é possível perceber o quão importante é o ser humano para essas gravações, visto que há atualmente uma expansão acentuada na produção de audiolivros por softwares de sintetização de voz. Um ser humano é capaz de interpretar uma história de diversas formas e com sentimentos bem marcados, enquanto um robô programado é incapaz de interpretar um texto para alterar o tom de voz, a entonação, as pausas e ênfases para gerar narrativas com sarcasmo, tristeza, euforia, etc.


Com esta pesquisa, pode-se concluir que muitas pessoas ainda não ouviram audiolivros, mas que a grande maioria está aberta a conhecer esta nova forma de consumir livros, e que ainda a tecnologia não está desenvolvida o suficiente a ponto de substituir narradores humanos.



Pesquisa completa disponível em Pesquisa sobre livros 2022 (google.com).



Quer ajudar a nutrir essas pesquisas? Responda a enquete atual!




Plavras chave: audiolivro, audiobook, pesquisa sobre livros, mercado editorial, produção de audiolivros.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page