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O que é VSL?

Atualizado: 17 de jul.

Mas afinal, o que é um VSL? Como é a estrutura de um vídeo de vendas? O que tem em um VSL? Conheça mais sobre esse vídeo que tem ganhado espaço no marketing digital!


O VSL é um tipo de vídeo com o intuito de gerar vendas, mas não é uma publicidade tradicional, é um novo modelo baseado em uma carta de vendas (copy).




O que é um VSL na prática?

Existem diversos layouts de montagem de VSL, mas o mais usual é o de tipografia cinética, que consiste em vídeos feitos de slides brancos, letras pretas e legendas curtas que acompanham o áudio de um narrador lendo o texto de forma natural.



Normalmente o VSL é ilustrado com imagens e/ou vídeos nos pontos mais importantes, mas a maior parte do vídeo de vendas é apenas o texto apresentado de forma hipnótica, a tipografia cinética.


Há também o VSL do modelo americano, conhecido como VSL cinematográfico, que é ilustrativo em 100% do vídeo e algumas vezes contém efeitos nos textos e transições entre slides.


Se você quiser ver diversos modelos de VSLs, clique aqui e vá direto para nossa playlist com vários exemplos de VSLs produzidos pela Multicast.



Mas o que contém nesses vídeos?


Muitos copywriters e produtores usam uma estrutura de passo a passo pronta para montar uma copy de VSL, que é o script do vídeo, mas há quem use a criatividade para ir mais além e se destacar.


Num geral, a criação de uma copy para VSL funciona da seguinte maneira:


É utilizada uma frase de impacto para chamar a atenção na abertura;

Em seguida, é feita uma introdução para gerar proximidade entre o público alvo e o personagem (interpretado pelo locutor do VSL), normalmente através de um problema que a persona passa e que o personagem também já passou;

Depois é contada uma história (storytelling) curta ou longa com muitos ou poucos detalhes para prender o cliente até o final;

Ao fim da história, é apresentada a solução para o problema citado no início do script do VSL;

Na sequência é apresentado o produto que vai entregar a solução desse problema, que no caso, é o produto que o VSL está tentando vender;

Depois disso, há um comparativo de valor com outras possíveis soluções do problema para que o produto seja valorizado e pareça mais vantajoso financeiramente;

Após isso, é apresentado o preço do produto, sempre como uma grande oferta por tempo limitado, utilizando-se aqui do marketing de escassez. Além disso, os valores do produto geralmente terminam com números quebrados como R$97,00 ou R$39,90, por exemplo, para dar a sensação de que é mais barato;

Ao fim, é apresentada a garantia de satisfação. Ela consiste no direito do cliente receber seu dinheiro de volta caso não esteja satisfeito com a compra. Normalmente ela é de 7 dias, mas alguns oferecem mais tempo como 15 ou 30 dias, por exemplo.


Sendo assim, VSL é um vídeo feito para vender um produto através da criação de uma aproximação emocional com o cliente em potencial (prospect), mas que no início não parece uma propaganda, mas sim um vídeo que apresentará as dicas e orientações para que se resolva o problema.


Bom, se você ainda tem alguma dúvida sobre VSL, pode deixar aqui embaixo nos comentários, que vou responder todas.


Obrigada!

Palavras-chave: VSL, vídeo de vendas, o que é VSL, tipografia cinética.

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