top of page

Entenda sobre microfones

Atualizado: 17 de jul.

Você é novato na narração? Iniciante em locução? Então entenda o básico sobre os microfones.


Nesse post vou passar todo meu conhecimento (atual) sobre microfones.


É claro que não sei tudo sobre todos, então, para não falar besteira, eu vou falar sobre os que eu conheço e os que eu já usei para falar como é na prática.


Num geral, o posicionamento deve ser com a captação virada para você o mais próximo possível da boca, mas nunca a menos de um palmo de distância.


Evite posicionar na linha de respiração para não ter ruídos na captação como o exemplificado aqui no vídeo. Nunca deixe na frente da boca ou do nariz, e isso vai valer para todo tipo de microfone sem um bom pop filter, que é um filtro que fica na frente do microfone. Pois com ele, por mais que se assopre quase não é captado o som.



1 Microfone do celular e "foninho"

Se você quiser iniciar na carreira de narrador, pode investir muito pouco ou nada gravando com o celular ou o "foninho" dele.


A qualidade geral é ruim, mas há microfones de computador bem piores.


O ideal é você tentar fixar em algum lugar para não captar o ruído se você se mexer, por exemplo. Pode apoiar em algum lugar, usar um suporte ou até prender com fita adesiva



2 Microfone de Lapela

Agora sobre o de lapela, ele normalmente vem com um grampinho para você prender na camisa. Tente deixar o mais alto possível para captar o máximo possível da sua voz.


Ele sempre vem com uma espuminha que serve como um filtro para evitar captar o som do vento, por exemplo.


Esse microfone é ideal para gravações em ambientes externos pois ele capta mais a sua voz do que os barulhos ao seu redor.


O bom desse microfone é que ele é, normalmente, mais barato, mas já ví alguns, que são mais profissionais, custando mais de R$200,00.


Você só precisa ficar atento ao tipo de conexão do seu lapela porque as vezes não conecta no celular ou no computador.


Se você quiser saber mais sobre conexões, clique aqui.



3 Microfone Headset

Se você usar um Headset, que são microfones embutidos num fone, deixe o microfone fora da linha de respiração para evitar ruídos do ar do nariz e da boca. O ideal é posicionar na bochecha próximo à boca.


Normalmente, eles tem menos qualidade que gravar direto com o microfone do celular, mas sempre deve-se testar e avaliar.


Os headsets têm, normalmente, dois tipos de conexão. Se você não souber muito sobre conexões, clique aqui.



4 Microfone Condensador

Se você for usar o microfone condensador, analise onde é a captação dele. Normalmente são na parte da frente (face da logo da marca), mas tem alguns que são em cima.


Tem alguns que dá para ver a capsula de gravação por dentro da proteção dele, mas caso você não consiga, você precisa fazer um teste ouvindo.


Onde você falar e ficar mais alto, é onde ele capta. Quanto mais longe da capsula de captação, mais baixo fica o áudio. Clique aqui e veja um exemplo.


Sempre deixe a captação virada para você, quanto mais perto, melhor, mais encorpada vai ficar a voz, mais graves vão ser captados.


Nos microfones condensadores tem uma peculiaridade bem "bizarra": mesmo que você tenha um ambiente tratado e ainda assim ficar com um pouco de reverberação, provavelmente é a posição do microfone no ambiente.


Tente colocar ele num canto ou mudar a parede onde ele está posicionado.


Teve uma vez que eu coloquei o meu microfone de frente para uma parede e dava muita reverberação. Depois eu mudei ele de lugar, coloquei ele no canto e já não dava mais reverberação.


Atualmente eu uso ele bem no meio do meu estúdio e não tem reverberação.


Os microfones condensadores só funcionam em computadores e celulares se você usar um phantom power, que é uma alimentação de 48V.


Algumas mesas de som e interfaces de áudio já vem com essa alimentação.


Se você não der essa alimentação certa e conectar direto no computador ou no celular ele vai gravar bem baixinho porque ele não vai ter força, ou pode nem funcionar.


5 Microfone dinâmico

Se você usa desses microfones dinâmicos, tem uma vantagem: ele capta tanto a reverberação e ruídos externos. Então, investindo num desse você economiza no tratamento do ambiente.


Mas eles não funcionam em celulares ou computadores sem mesa de som.


Não adianta por um adaptador de conexão, ele não vai funcionar porque ele foi feito para conectar em caixas de som para palco ou em meses de som e interfaces de áudio.


Nesse tipo de microfone, normalmente a captação é em cima, então é essa parte que ficar virada para você há mais ou menos um palmo do seu rosto.



Cabos


Uma coisa importante se tratando de qualquer microfone, é o cabo.


Se você tiver um de péssima qualidade e não deixar fixo num pedestal, ele vai ficar dando ruídos dentro do cabo.



Conclusão


Existem outros tipos de microfone e várias outras características técnicas de cada um desses citados, mas como eu quero passar informações corretas aqui, eu não vou passar nada que eu não tenha certeza.


Caso você queira ver sobre acessórios para microfone, como espumas e pop filter clique aqui.


Se ficou dúvidas, deixe nos comentários abaixo. Obrigada


Palavras-chave: microfone, pop filter, cabo para microfone, locução, narração, home estúdio, material para gravar, microfone profissional.

14 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page